ACESSE AS PÁGINAS ABAIXO

CLICANDO AQUI, VOCÊ ACESSARÁ MEUS TEXTOS (NOVOS E ANTIGOS) E OUTRAS COISAS QUE GOSTO

Cisco Teatro



Cisco Teatro


O CISCO

(Tem vez que a natureza ataca o cisco para o bem.)

Principais elementos do cisco são: gravetos, areia,

cabelos, pregos, trapos, ramos secos, asas de mosca,

grampos, cuspe de aves, etc.

Há outros componentes no cisco, porém de menos

Importância.

Depois de completo, o cisco se ajunta, com certa

humildade, em beiras de ralos, em raiz de parede,

ou, depois das enxurradas, em alguma depressão de

terreno.

Mesmo bem rejuntado o cisco produz volumes quase

sempre modestos.

O cisco é infenso a fulgurâncias.

Depois de assentado em lugar próprio, o cisco

produz material de construção para ninhos de

passarinhos.

Ali os pássaros vão buscar raminhos secos, trapos,

asas de mosca para feitura de seus ninhos.

O cisco há de ser sempre aglomerado que se iguala

a restos.

Que se iguala a restos a fim de obter a contemplação

dos poetas.

Aliás, Lacan entregava aos poetas a tarefa de

contemplação dos restos.

E Barthes completava: contemplar os restos é

narcisismo.

Ai de nós!

Porque Narciso é a pátria dos poetas.

Um dia pode ser que o lírio nascido dos monturos

empreste qualidade de beleza ao cisco.

Tudo pode ser.

Até sei de pessoas que propendem a cisco mais do

que a seres humanos.


Manoel de Barros

‘’Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo’’



Foto do Eduardo - À Beira do Nada

Aireuq rezaf ad ahnim abiv amu etnof ed rezarp, sam aroga oãn ossop rias ed ortned ed mim. Ieracif arap erpmes odarrecne.
Oreuq rop mu oierf san saçrof sarodaçaema euq em mezaf redrep o elortnoc. Sam a oâçaxif od reté oãn adurgsed ad ahnim açebac.
Em onilcni etnemabipar arap etnerf obnednocse o otiep. Oãn otieca seõçacovorp siaxues. Ós odades euq so setnedneta meugesnoc em rarrama. Ohnet odem euq sodot so suem samsatnaf marrom odnauq merías ed mim. Omoc outse odidivid me sairáv sagerp, ohnet odem euq sele es metipicerp an aruvref. Sêcov mebas lauq é a arutarepmet od otnemitrapmoc etnahlubrob?
Omoc uov reviv mês sele?
Opsuc solep sohlo avilas ed las ossorg. Oreuq ripsuc obmuhc amun anibarac ozod onca oplud.
Ohnet atnerauq sona moc soiráv ed otnemanretni. Etnarud so zed soriemirp zif seõçaterpretni sadnuforp, sam oãn iugesnoc ridergorp. On omixám ievel mu épatnop. Odut ogimoc é licífid.




Sobre o Cisco Teatro

O Cisco nasceu em 17 de dezembro de 2003. Foi criado por Claiton Manfro - diretor, ator e pesquisador de teatro.
Desde sua origem o grupo desenvolve pesquisas sobre a formação técnica do ator/bailarino e tem, como ação prioritária, a criação de metodologias para formação de profissionais desta área. Ao longo de sua existência o Cisco já desenvolveu oficinas, workshops, demonstrações técnicas e montou leituras dramáticas, das quais se destaca: Aquele que diz sim e aquele que diz de Bertold Brecht.
O grupo tem um espetáculo solo chamado: À Beira do Nada, inspirado no livro Louco - gravuras de Lordzir Peninha e textos de Júlio Zanotta. A atuação é de Eduardo Aranbula, a técnica de Maico Zimmer e a direção-composição de Claiton Manfro. 


Referências do Cisco

Informações retiradas da Wikipédia


                                                 Constantin Stanislavski



Constantin Siergueieivitch Alexeiev, em russo Константин Сергеевич Станиславский, (Moscou, 5 de Janeiro de 1863 — Moscou, 7 de Agosto de 1938), 
mais conhecido por Constantin Stanislavski, foi um ator, diretor, pedagogo e escritor russo de grande destaque entre os séculos XIX e XX .
Desde pequeno Stanislavski tinha contato com todos os tipos de artes, pois nascera em família rica. Sua primeira apresentação ocorreu quando ainda tinha 
sete anos em um teatro que seu pai mandara construir em sua casa. Neste local, também conhecido como Círculo Alexeiev, aconteciam vários encontros 
com atores, diretores, músicos, artistas plásticos conhecidos. Após os casamentos na família, esses encontros começaram a ficar mais raros.
Em 1888, Stanislavski funda a Sociedade Literária de Moscou, no qual passa a estudar a arte teatral com grandes personalidades da época, como o diretor 
Fiédotov. Este empreendimento não teve muito sucesso, principalmente no aspecto financeiro o que levou Stanislavski a arcar sozinho com as despesas.
Após trocar correspondências com Vladímir Ivânovitch Niemiróvitch-Dântchenco (1858 – 1943), escritor e professor de arte dramática na Filarmônica de Moscou;
iniciou no dia 22 de junho de 1897, às 14h; no Slaviánski Bazar (Mercado Eslavo, nome de um restaurante), não só um conversa histórica, mas um diálogo, 
de um empreendimento, que marcaria o teatro no século XX: o Teatro de Arte (ou Artístico) de Moscou Acessível a Todos, que depois passaria a ser conhecido 
como o Teatro de Arte de Moscou. Foi neste local que Stanislavski, durante anos, teve a oportunidade de testar métodos e técnicas no trabalho de preparação do 
ator. Muito desses foram deixados de lado e outros aprofundados. Estes seus estudos geraram o conhecido "sistema" Stanislavski (como ele mesmo o chamava).


                                               Vsevolod Emilevich Meyerhold





Vsevolod Emilevich Meyerhold, (em russo Всеволод Эмильевич Мейерхольд) Penza, Rússia 28 de janeiro de 1874 - 2 de fevereiro de 1940. Nome artístico de Karl Kazimir Theodor Meyerhold, conhecido apenas por Meyerhold ou Meierhold, um grande ator de teatro e um dos mais importantes diretores e teóricos de teatro da primeira metade do século vinte. Fez parte do Teatro de Arte de Moscou - Executado sumariamente pela ditadura stalinista, sob a acusação de trotskismo e formalismo. Os seus trabalhos artísticos e escritos estiveram banidos até 1955, quando foi reabilitado pela corte suprema da antiga URSS. Entre 1898 e 1902 participa do Teatro de Arte de Moscou, como um dos principais atores da companhia de Stanislavsky e Vladimir Nemirovich-Danchenko. Em 1905 dirige por um ano o Estudio de Teatro, um anexo do Teatro de Arte de Moscou (TAM), a convite do próprio Stanislavsky. Durante sua vida artística experimenta várias formas de teatro, sendo mais conhecido pelos exercícios de intepretaçao da sua biomecânica e por seu trabalho de experimentaçao teatral, influenciando os principais encenadores do século XX.

                                                        
                                                         Jerzy Grotowski



Grotowski (Rzeszów11 de agosto de 1933 — Pontedera14 de janeiro de 1999) foi um diretor de teatro polonês e figura central no teatro do século XX, principalmente no teatro experimental ou de vanguarda.
Seu trabalho mais conhecido em português é "Em Busca de um Teatro Pobre", onde postula um teatro praticamente sem vestimentas, baseado no trabalho psico-físico do ator. A melhor tradução de "teatro pobre" seria teatro santo ou teatro ritual. Nele Grotowski leva as últimas conseqüências as ações físicas elaboradas por Constantin Stanislavski, buscando um teatro mais ritualístico, para poucas pessoas. Um dos seus assistentes e responsável pela divulgação e publicação de seus trabalhos é o hoje famoso teatrólogo Eugenio Barba.
Grotowski nasceu em Rzeszów, Polônia e viveu até a idade de seis anos em Przemyśl. Durante a Segunda Guerra Mundial a família se separa. Sua mãe muda-se com ele para Nienadówka. Seu pai serviu como oficial no exército polonês indo para a Inglaterra. Grotowski, sua mãe e seu irmão conseguiram fugir dos nazistas e se refugiaram numa fazenda de seu tio. Este era arcebispo em Cracóvia e foi nesta época que Grotowski despertou para a vida espiritual que orientaria toda sua vida artística. O trabalho de Grotowski no teatro se torna uma espécie de busca espiritual, uma confrontação entre o homem e a mitologia. É central em seus escritos e em sua prática a figura do ator "santo".

Em 1955 Grotowski se formou em interpretação na escola técnica de teatro de Kracóvia. Logo depois ele vai para Moscou para estudar direção no (GITIS) Instituto Lunacharsky de Artes Teatrais. Ele fica em Moscou até 1956, aprendendo os caminhos trilhados pelos grandes artistas russos como Stanislavski, Vakhtangov, Meyerhold e Tairov. Depois ele retorna a Polônia e se especializa em direção, se formando em (1956–1960).


                                                              Kazuo Ohno


(Em japonês 大野 一雄, Hakodate, 27 de outubro de 1906 - Yokohama, 1 de junho de 2010) foi um dançarino e coreógrafo japonês, considerado um mestre do teatro butô, arte que mistura dança e artes dramáticas.[1][2] Fez parceria com Tatsumi Hijikata (1928-1986) e esteve três vezes no Brasil, nos anos de 1986, 1992 e 1997.
                                                   
                                                        
                                                       Eugenio Barba

                                                

Eugenio Barba (Brindisi29 de outubro de 1936) é um diretor de teatro italiano e figura central no teatro mundial, fundador e diretor do Odin Teatret em 1964, uma companhia fundada em Oslo, na Noruega que se muda para Holstebro, em 1966Dinamarca, uma cidade que tinha à época 18 mil habitantes.
Amigo e companheiro de trabalho de Jerzy Grotowski, trabalhando com ele diretamente durante cerca de três anos, é responsável pela divulgação de seu trabalho no ocidente. Em 1979 Eugenio Barba funda a International School of Theatre Anthropology - (ISTA), parte das atividades do Odin, o que o torna figura principal na antropologia teatral.


O Odin viaja a América Latina pela primeira vez em 1976, apresentando-se no Festival Internacional de Teatro da Venezuela. Barba visita o Brasil pela primeira vez em 1986, graças ao diretor Luis Octavio Burnier, que o introduz no conhecimento das manifestações culturais brasileiras.


                                                         Rudolf Laban

                                                 
Rudolf (Jean-Baptiste Attila) Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban (15 de Dezembro de 1879, Pressburg, Áustria-Hungria (atual Bratislava, Eslováquia) - 1 de Julho de 1958, Weybridge, Inglaterra). Dançarino, coreógrafo, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro". Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.


                
                                                           Antonin Artaud

                                                     


Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha, 4 de setembro de 1896Paris em 4 de março de 1948) foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo, foi expulso do movimento por ser contrário a filiação ao partido comunista. Sua obra O Teatro e seu Duplo é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores como Peter Brook, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.


                                                              Zeami Motokiyo

                                                             

Zeami Motokiyo (世阿弥 元清c.1363c.1443), também chamado Kanze Motokiyo (観世 元清) (Motokiyo era seu nome de infância), foi atorcompositordiretordançarino e o mais importante dramaturgo e teórico do teatro japonês e oriental. Nascido na era Namboku-cho era o filho mais velho de Kannami. No final de sua vida tornou-se um monge Zen.
Escreveu cerca de cem peças teatrais enre elas Izutsu, Hagoromo (O Manto de Penas), Koi no Omoni (A Carga do Amor) and Takasago. FushiKaden (風姿花伝), seu grande trabalho teórico, - também conhecido por Kadensho (花伝書), o tratado de Transmissão da Flor da Intepretação, contém instruções práticas para atores sobre o teatro Noh. Este tratado, seguindo a tradição Zen, é um exemplo da cultura espiritual japonesa, ultrapassando seus marcos e discutindo estética e filosofia.
Estabeleceu o teatro noh como uma forma artística em todos os níveis da sociedade japonesa, uma arte da pantomima e do canto. Seu ideal para a arte e as peças noh em particular são expressos na palavra yûgen. Yû significa escuro, profundo, quieto, Gen é profundo ou escuro e do outro mundo. A beleza Yûgen não pode ser apreendida intelectualmente nem materialmente, existe apenas de maneira subjetiva, não é visível como a flor (hana), outro dos paradigmas do teatro de Zeami.


Os grandes renovadores do teatro no século XX utilizaram ou se inspiraram na arte de Zeami, GordonGraig, MeyerholdTairovCopeauBrechtDullinDecrouxGrotowskiBarbaSchechnerBarrault e Villar, importantes diretores do teatro francês, liam os tratados de Zeami para seus atores em seus ensaios
                          
                                                    Étienne Decroux
                                                     
                                                        

Étienne Decroux (Paris19 de julho, 1898 - Boulogne-Billancourt12 março, 1991) foi um grande ator e mímico francês.
Depois de estudar na escola do teatro do Vieux-Colombier de Jacques Copeau, ele participou da companhia de Charles Dullin onde ele trabalhou como ator durante vários anos. Igualmente Decroux trabalhou sob a direção de Antonin Artaud, de Louis Jouvet e participou de muitos filmes dirigidos por Marcel Carné e pelo surrealista Jacques Prévert. Seu interesse principal era o estudo da expressão do corpo, e nos ultimos 40 anos de sua vida, abandonou as grandes apresentações públicas e a carreira como ator para se dedicar inteiramente à técnica chamada de Mímica Corporal Dramática.
Em colaboraçao com Jean-Louis Barrault, seu primeiro aluno, suas pesquisas se dirigiram a elaborar uma técnica que ele nomeou Mimo Corporal ou Mímica Corporal Dramática (Mime Corporel). Nos anos 1940 ele fundou uma escola em Paris onde vários artistas importantes do mundo inteiro participaram. Ele ensinou também em várias instituições de prestigio mundial, como o Piccolo Teatro de Giorgio Strehler, o Actors Studio de New York onde ele criou sua própria companhia nos Estados Unidos na década de 1950. Considerado como o pai da mímica moderna, podemos citar entre seus alunos Marcel MarceauYves Lebreton, Thomas Leabhart, Jean Asselin, Corinne Soum e Steven Wasson.                     
                                                          

                                                      Berthold Brecht

                                                  

Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg10 de Fevereiro de 1898 — Berlim14 de Agosto de 1956) foi um destacado dramaturgopoeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.


Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.


                                                        Vakhtangov

                                         

Yevgeny Bagrationovich Vakhtangov, também transliterado como Evgeny ou Eugene (Vladikavkaz, capital da República de Ossétia do Norte-Alânia, situada ao sul da Rússia13 de fevereiro de 1883 – Moscou 29 de maio de 1922) foi um grande diretor de teatro russo, que criou novos paradigmas para o teatro de arte russo. Membro do Teatro de Arte de Moscou fez sua primeira montagem no o Estudio I, Celebração da Paz de Hauptmann (1914). Em 1918 abre o Estúdio Judeu, o Habimah, que iria dar origem em 1920 ao III Estúdio, quatro anos após sua morte, foi nomeado de Teatro Vakhtangov (1926).


                                                       Gordon Craig

                                                             

Edward Henry Gordon Craig (16 jan 1872 - 29 de julho de 1966), também conhecido como Gordon Craig, foi um Inglês modernista praticante de teatro , ele trabalhou como ator , diretor e designer de cenário , bem como o desenvolvimento de um corpo de escritos teóricos influentes. Craig was the son of revered actress Dame Ellen Terry . Craig era o filho de Dame reverenciado atriz Ellen Terry .


The Gordon Craig theatre, built in Stevenage (the town of his birth), was named in his honour in 1975. O Gordon Craig teatro, construído em Stevenage (a cidade de seu nascimento), foi nomeado em sua honra em 1975.